Conhecendo o perfil e a motivação do idoso para procurar e permanecer na oficina de memória
1.1 Despertando para o problema:
Este estudo representa nossa trajetória como alunos e oficineiros da “Oficina de Memorização para Idosos”, que se iniciou na disciplina “Ciclo Vital I” com o tema de Gerontologia, onde fomos ocasionalmente instigados pela professora e por seu conhecimento e paixão pelo assunto.
Com essa curiosidade despertada em nossos corações durante o quarto semestre, tivemos a oportunidade de sermos apresentados a uma atividade extracurricular que se intitulava inicialmente: “Oficina de Memória”. Após termos aceito participar desse desafio, tivemos aulas específicas que nos instrumentalizaram a compreender um pouco mais sobre o idoso e a importância das atividades nesta fase da vida, logo, encontramos muitas responsabilidades e compromissos com estes idosos que participavam como nossos “alunos”.
Após este ponto inicial, nosso percurso foi bem longo, pois aplicamos esta oficina em asilos, na própria faculdade, associações e centros de convivência, sendo que em certo ponto de nossa trajetória fomos convidados a participar de uma Instituição parceira da universidade, a Organização não Governamental Laboridade, que através de um convênio com a prefeitura, desenvolve ações no Centro de Referência da Cidadania do Idoso e nas Associações de Idosos.
Nesse novo papel, passamos por um processo onde fomos capacitados em um pequeno curso que nos norteava sobre o que é ser referência para a população idosa, e nos intitulando então, como trabalhadores autônomos.
Com o passar do tempo e a oficina sendo difundida em vários lugares e com grupos diferentes, notamos a necessidade de encontrar e aprimorar novas técnicas para serem aplicadas, pois como já citamos, os grupos eram variados e com “personalidades” diversificadas, isto explica a nossa preocupação em entender e conhecer o perfil destes idosos e a motivação dos mesmos em participarem desta atividade aplicada por nós.
Com os resultados, pretendemos melhorar cada vez mais o