conhecendo o judiciario
Cada um tem funções especificas:
O advogado é um profissional que trabalha para defender os direitos de uma pessoa ou da empresa.
O Ministério Publico é um órgão responsável por defender ordem jurídica.
A Defensoria Publica existe para garantir assistência jurídica que é gratuita para as pessoas, que não tem condição de pagar um advogado.
A Organização do estado
Nos estados brasileiros possuem três poderes. Legislativo, Executivo e Judiciário, nos municípios possuem dois, Executivo que é representado pelo prefeito e seus secretários, e o Legislativo que é representado pelos vereadores.
Mas a justiça é exclusivamente para estadual e federal.
Comarca e Entrância
A palavra comarca tem o termo alemão “marca” que tem um sentido de limite, que indica o lugar onde o juiz ou um grupo de juízes vão trabalhar.
Quando a cidade se torna capital, no Poder Judiciário existem algumas comarcas que são classificadas por Entrância, pois existem vários processos no fórum.
Varas Judiciais
Antigamente os juízes eram obrigados a carrega sua autoridade que era representado por um bastão, esse símbolo passou a significar a aérea especializada que exerce na sua função.
Instância
No Poder Judiciário a Instância é diferenciada onde o processo será julgado, ex: quando uma pessoa entra com a ação no judiciário, estará iniciando, um processo de 1° instancia.
Organização do Judiciário
O Tribunal de Justiça é uma casa que julgam os processos.
As sessões de julgamento do Tribunal de Justiça são divididas em:
Tribunal Pleno, Órgão especial, cinco Câmaras Cíveis, quatro seções Cíveis, duas Câmaras