Conhecendo um pouco de Cuba
Cuba é a maior ilha caribenha e fica somente a 170 km da costa norte-americana da Flórida. O território é dividido quase igualmente por florestas e áreas cultivadas.
População e religião
A população cubana é nova e urbana. Embora apenas 18,8% tenham idade inferior a 15 anos, a idade média é de 35 anos. Havana, a capital, é a maior cidade, com 2,3 milhões de habitantes. Etnicamente, a maior parte da população cubana é mestiça, e existem grupos minoritários de trabalhadores chineses.
Embora o regime de Castro declare Cuba oficialmente um Estado ateu, a maior religião organizada ainda é a Igreja Católica Romana. Especialistas estimam, no entanto, que menos de 5% da população da ilha seja praticante do catolicismo. De 4,5 milhões de seguidores batizados, somente 452 mil vão à missa regularmente.
A santería, prática sincretista afro-cubana similar ao candomblé, pode ser considerada a principal religião de Cuba. Ela é uma crença animista baseada na religião yoruba, que foi trazida pelos escravos africanos durante a fase colonial e misturou-se ao catolicismo.
Uma vez que a santería não possui estrutura organizada, é difícil definir o número de seguidores, mas relata-se que pelo menos 60% dos cubanos participaram de um ritual de santería alguma vez na vida.
A maioria dos santeros se considera católica, e todos os praticantes da santería consideram o batismo um requisito fundamental para a participação em suas cerimônias sincretistas.
Governo
Cuba é um Estado comunista. O governo atual assumiu o poder em 1º de janeiro de 1959. O país possui apenas um partido político, o Partido Comunista Cubano (PCC). Fidel Castro renunciou à presidência em 18 de fevereiro de 2008, e seu irmão Raul foi eleito seu sucessor, em 24 de fevereiro, como presidente do conselho de ministros.
O governo mantém total controle sobre a imprensa falada e escrita. Os cidadãos cubanos não têm o direito de escolher livremente seus