Conhecendo Deus a partir do Sofrimento Humano
CONHECENDO DEUS A PARTIR DO SOFRIMENTO
HUMANO
Maria das Dores Silva1
Resumo: Este artigo surge da indagação levantada por homens e mulheres, em compreender o mal e o sofrimento em harmonia com um Deus Todo poderoso e apaixonado. Em Moltmann, Sobrino, Agostini e outros, busca-se compreender esse questionamento, na perspectiva protestante e ecumênica, enfatizando-se a grande contribuição desses contemporâneos, refletida na teologia sistemática através das categorias do mal, da realidade da vida apática e sua relação com
Deus, constatando-se que, há esperança para a humanidade a partir de uma experiência de despojamento que leva amar a Deus sobre todas as coisas, mesmo diante da dor e do sofrimento.
Palavras chaves: Mal; Sofrimento; Teodicéia; Esperança, Apatia.
Este artigo busca, da realidade cotidiana e da experiência do ser humano que anseia repostas aos questionamentos do porquê as pessoas sofrem e do porquê Deus, em sua infinita bondade, parece não se importar com a dor e o sofrimento de inocentes.
Vários autores abordam o tema com propriedade mas não o suficiente pra chegar às causas. Convicta de que o sofrimento e o mal são mistérios, o desejo é esclarecer o tema no contexto atual e moderno. Objetiva-se com este artigo refletir sobre o ser humano que sofre e é atingido pelo mal e o sofrimento.
Especificamente, deseja-se demonstrar que apesar do sofrimento e do mal há esperança para a humanidade.
Dentre os vários autores que refletem sobre o sofrimento e o mal, destaca-se o contemporâneo Jürgen Moltmann devido à sua abordagem teológica sobre o assunto e sua originalidade. Contrário à concepção grega a respeito de Deus, de um Deus apático, imóvel e impassível, Moltmann mostra a face de um Deus apaixonado por sua criação, utilizando a teologia da cruz para
1
Pós-graduanda em Teologia Sistemática na FATE-BH, atua na Igreja Batista Itatiaia.
2
mostrar a encarnação e crucificação como a revelação máxima do amor de