Conhe A Beamforming A Tecnologia Que Promete Acelerar O Wi Fi PC WORLD
1222 palavras
5 páginas
IDG Now!PCWorld
Macworld
Computerworld
CIO
LOGIN REGISTRESE
NOTÍCIAS
DICAS
REVIEWS
HARDWARE
SOFTWARE
MOBILIDADE
ENTRETENIMENTO
VÍDEO
FOTOS
Desktop
Notebooks
Ultrabooks
Telas
Acessórios
Componentes
Conheça “beamforming”, a tecnologia que promete acelerar o WiFi Eric Geier, PCWorld EUA
Tweet
2
21 de novembro de 2013 às 07h00
Parte do novo padrão 802.11ac de redes sem fio, técnica usa transmissões direcionais para melhorar a largura de banda das conexões e aumentar o alcance das redes
Beamforming é um daqueles conceitos que parecem tão simples que você se pergunta como ninguém pensou nisso antes. Em vez de transmitir um sinal de rádio (em nosso caso WiFi) para toda uma área, esperando atingir seu alvo dentro dela, porque não concentrar o sinal e mirar diretamente no alvo?
Mas às vezes os conceitos mais simples são os mais difíceis de executar, especialmente por um preço atraente aos consumidores. Felizmente o beamforming está se tornando um recurso comum nos roteadores WiFi de quintageração baseados no padrão 802.11ac, pelo menos nos modelos mais sofisticados. Vamos explicar como ele funciona, e porque é interessante.
Em primeiro lugar, um pouco de história: beamforming era um recurso opcional no padrão
802.11n de redes WiFi, mas o IEEE (o organismo internacional que define estes padrões) não especificou exatamente como ele deveria ser implementado. O roteador que você comprou poderia usar uma versão técnica, mas se a interface WiFi de seu notebook usasse outra eles não seriam capazes de conversar e o recurso não iria funcionar.
Alguns fabricantes desenvolveram kits 802.11 prépareados (o WNHDB3008 Home Theater
Kit, da Netgear, era um dos melhores exemplos), mas eles costumavam ser caros e nunca tiveram um grande impacto no mercado.
O IEEE não repetiu o erro ao definir o padrão 802.11ac que está sendo usado nos equipamentos
WiFi mais sofisticados. Os fabricantes que estão produzindo aparelhos baseados no padrão não são obrigados a implementar o