Congresso de Berlim
1. O que foi o Congresso de Berlim
Foi um evento que ocorreu entre 1884 e 1885 com a participação de Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Império Otomano (atual Turquia), Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Rússia e Império Austro- Húngaro (atuais Áustria e Hungria). A intenção do encontro foi definir quais territórios africanos esses países repartiriam entre si. Os povos africanos não foram convidados - após as decisões, muitos deles resistiram e lutaram como puderam. O Congresso foi marcante para a história. Embora os europeus já estivessem presentes no continente desde o século 15, pela primeira vez a dominação foi efetiva, com ocupação dos territórios do interior. Essa foi à configuração do mapa do continente por cerca de 60 anos, até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os movimentos de independência ganharam força cada vez maior.
2. Como aconteceu o Congresso de Berlim
O Congresso de Berlim aconteceu de novembro de 1884 a fevereiro de 1885. Nesse Congresso, os países europeus se reuniram para discutir seus interesses sobre a África, principalmente: a liberdade do comércio na bacia do Congo, a interdição do comércio de escravos, a neutralidade da Bacia do Congo, a navegação no Congo e no Níger e as condições a serem seguidas na ocupação do continente Africano.
No dia 26 de fevereiro de 1885, os representantes dos países europeus assinaram o “Ato Geral”, a divisão das terras africanas, que não contou com a opinião de nenhum líder africano, nem levou em consideração as divisões étnicas e tribais, o que gerou rivalidades em boa parte das colônias. Até hoje há guerras civis entre países que eram colônias e obtiveram sua independência sem alterar as fronteiras.
Houve um momento difícil nesse Congresso, foi quando Portugal apresentou o famoso “mapa cor-de-rosa”, todos os países concordaram menos a Inglaterra, que ameaçou fazer guerra contra Portugal, o que levou o projeto por água