Congada 1 1
Abraão Timotio N° 1
Abraão Vieira N° 2
Ahmad Muhammad N°3
Bruno Augusto N° 7
Daniele Souza N° 8
CONGADA
TAUBATÉ
2015
A Congada, é uma manifestação cultural e religiosa de origem Africana e remete às lutas travadas no território africano.
Como as danças dos negros africanos eram na sua maior parte guerreiras, tanto os senhores brancos como a igreja, com medo de rebeliões de seus escravos, permitiam que dançassem suas congadas, mas escolheram para isso as datas de devoção dos santos cristãos. Os santos cultuados pelas congadas em seus estandartes, normalmente são santos negros como São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário.
Consiste num bailado dramático em que seus participantes cantam e dançam ao som de canções. Seguem empunhando bastões que batem no ritmo das canções. Os grupos vão cantando, marchando e dançando, batendo suas espadas numa coreografia complexa, trocando de lugar. Vestem-se com roupas características
Este evento é considerado uma manifestação cultural porque a cultura é um modo de viver, de agir baseado na situação que um grupo de indivíduos vive, e este modo de vida é repassado de geração em geração.
A Congada também segue o conceito de habitus porque a dança era de grande parte guerreiras, ou seja, demostra que é um povo que passava por guerras constantes, determinando que a guerra é algo normal para este povo, de acordo com o conceito de habitus que consiste como o seu saber social pelo o indivíduo na sociedade. Basicamente, esse conceito fala que a sociedade, determina a natureza dos acontecimentos do cotidiano, se é anormal ou não, que é visível na dança da congada.
Referencias http://www.cidades.opy.com.br/a-congada-e-a-arte-da-luta-na-religiosidade-de-um-povo-em-complexas-coreografias/ http://www.mundoeducacao.com/sociologia/conceito-cultura.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Habitus