Conforto
O Presente trabalho tem como ênfase mostrar um projeto idealizado pelo grupo com a finalidade de justificar o que é um cobogó. É a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos em cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
O projeto a ser desenvolvido vai mostrar a criação de um cobogó, no projeto idealizado colocamos a proposta de um cobogó comum, porém o seu diferencial é seu alto relevo, onde deixa com design mais arrojado.
Durante o desenvolvimento do projeto, foi necessária a evolução das seguintes etapas:
Construção da ideia: Onde o grupo lançou suas ideias em formas de desenhos e maquetes. Em seguida a escolha da ideia mais elaborada.
Elaboração da ideia: Foi necessário discutir como qual matéria prima, cores e tamanho do objeto.
Finalização: Desenvolvimento do cobogó.
2. COBOGÓ
Elemento vazado, normalmente feito em cimento que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no início do século XX (1929 ou 1 930 ) trabalhavam na cidade brasileira do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Cimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis .
Em muitos lugares do Nordeste do Brasil o nome sofreu várias deturpações, tais como combogó, comogó, comongol, comogol.
Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldado com outros materiais, como argila, vidro e cerâmica, nos dias atuais pode variar de matéria primas, cores e formas.
2.1 VOLUMETRIA
Maquete volumétrica do cobogó.
O projeto apresentado foi com base nos estudos realizados, dentro da sua volumetria e estética e apresentação artística, diferenciando dos demais, além disso mostrou sua funcionalidade dentro dos