conforto termico
______________________________________Prof. Luiz Cesar de Castro
TEMPERATURA
No estudo das ciências atmosféricas, um parâmetro de importância fundamental é a temperatura do ar. Em muitas partes do mundo ela está sujeita às grandes oscilações e mudanças súbitas, e a vida humana, as plantas e os animais são sensíveis a ela. Constitui, assim, um importante fator na determinação das condições de vida e na produtividade do solo nas diferentes regiões.
CALOR E TEMPERATURA
De acordo com a teoria da expansão molecular da matéria, todas as substâncias são formadas de moléculas cujo movimento vibratório pode ser mais ou menos rápido. Quando a vibração intermolecular de um corpo aumenta, sua temperatura também aumenta. Portanto, a energia responsável pela aceleração do movimento molecular de um corpo é chamada de “calor”, cuja unidade de medida é a "caloria".
Os conceitos de temperatura, por outro lado, são tão imprecisos que não existe uma definição satisfatória. Todos eles partem para alguma definição relacionada à sensação do corpo. O calor é uma manifestação de energia capaz de se transformar em trabalho ou em outro tipo de energia, podendo passar de um corpo para outro quando suas temperaturas forem diferentes. Logo, a temperatura de um corpo pode ser relacionada com sua “manifestação térmica”.
Embora o corpo humano possa reagir às variações térmicas do ambiente, ele não constitui um instrumento acurado, com capacidade para medir a temperatura do ar. Para tal propósito, são necessários os termômetros.
TERMÔMETROS
Quando um corpo é aquecido, o seu volume, na maioria dos casos, também aumenta. De maneira análoga, quando se resfria, o seu volume diminui. Aproveitando-se da propriedade que certas substâncias possuem de se dilatar e se contrair com as variações térmicas, o físico alemão Daniel Fahrenheit criou, em 1710, um instrumento capaz de medir as variações de temperatura de um corpo e o