Conforto Termico Em Edificacoes
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Curso de Engenharia Civil
TRANSFERÊNCIA DE CALOR EM RESIDÊNCIA
Mateus Batata
Matheus Bitdinger
Vinícius Grolli
Cascavel
29/10/2014
1. INTRODUÇÃO
Não há duvidas que o ar condicionado seja um fator importante para o projeto interno de residências, escritórios, estabelecimentos comerciais e entre outros. Hoje em dia, arquitetos e engenheiros devem ter conhecimento de como aperfeiçoar o uso de tais aparelhos, sem elevar muito o custo da execução da obra. Neste trabalho, foram realizados cálculos em um projeto residencial para a aquisição de aparelhos de ar condicionado, com a finalidade de manter uma temperatura agradável e constante em condições climáticas extremas, como no auge do inverno ou do verão. Para tanto, foram analisadas as temperaturas médias da cidade de Cascavel - PR, tabelas e formulas para os cálculos de transferência de calor.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Para estimar a quantidade de calor perdido pelas paredes, internas e externas, e pelas portas dos cômodos e da sala da residência em questão, foi usada a seguinte fórmula:
Q = (K*A*∆T)/X (1) O calor perdido pelas janelas da residência foi estimado por meio da tabela contida no material fornecido pelo professor, levando em consideração sua área transversal e sua localização cardeal. O calor emitido pelas pessoas também foi levado em consideração. Como no projeto da casa contém dois quartos, concluiu-se que na mesma continha três pessoas. O calor médio emitido por pessoa também é tabelado. Os materiais utilizados para tanto foram: Os programas AutoCAD 2012 e Microsoft Excel, e a apostila fornecida pelo professor que continha as tabelas, fórmulas e uma metodologia mais aprofundada.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Verifica-se, através dos números apresentados nas tabelas anteriores, que para a