Conforto luminoso
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ESTUDO COMPARATIVO DE ILUMINAÇÃO NATURAL
Prof.: Ricardo Cabus
Aluno: Pedro Vítor Sousa Ribeiro
Maceió, Maio de 2012
1. Objetivo
Estudar a incidência da iluminação natural em duas salas padrões, uma apenas com uma janela simples e outra com a mesma janela, mas uma marquise. Estudo, este, se utilizando do software Troplux 5, explorando as ferramentas de processamento de dados e geração de análises comparativas disponíveis no mesmo.
2. Resultados e Análises
A sala padrão consistiu de uma sala de 4 metros de largura por 6 metros de comprimento e 3 metros de altura, na parede mais estreita foi centralizada uma janela de 3 metros de largura por um metro de altura, como mostrado na figura 1.
Figura 1 – Sala e janela padrão (sala1)
A outra sala a ser comparada é semelhante à sala padrão, possuindo apenas uma marquise de um metro de comprimento na janela, como mostrada na figura 2.
Figura 02 – Sala com marquise (sala 2)
As duas salas foram processadas utilizando-se o Troplux 5, utilizando os mesmos parâmetros, estes mostrados na tabela 1.
Metodo
Azimute
Céu
Dias
Horário
Malha 3X3 (Opção Test)
0º
10 (Parcialmente Nublado)
Todos
De 7 às 17h
Tabela 01 – Parâmetros
Os dados foram processados com sucesso e os valores de iluminação natural para a malha em estudo podem ser visualizados de diversas formas, para tanto foram utilizadas 3 formas de comparação
a. Isocurvas
As isocurvas são gráficos semelhantes à curvas de nível, mostrando a distribuição da incidência de luz no ambiente.
Figura 03 – Isocurvas da sala 1 para a componente global
Figura 04 – Isocurvas da sala 2 para a componente global
A componente global de luz natural de luz é mais intensa quando a sala não possui marquise, nesta há maior incidência de luz no fundo da sala, que está mais distante da janela, do que na sala com marquise, onde a luz se concentra na