Conforto Ambiental
A construção desse loteamento contemporâneo no interior do Ceará, que possuem um clima quente e seco, deveu levar em consideração que a amplitude de temperatura é maior durante o dia, e a noite mesmo com que o sol já tenha se posto o ambiente não é mais fresco e a umidade do ar não há grandes alterações, permanece muito baixa, e a qualidade do ar piora com os ventos fortes que carregam a areia por toda parte.
Uma solução para um loteamento mais agradável devem ser estreitos e longos e as edificações contíguas, ou seja, próximas. Assim, a morfologia deve ser densa e sombreada, com formas compactas e oferecendo menor exposição à radiação solar, se a escolha do interior do Ceará for um sítio nessa região, deve escolher as depressões para obter um maior fluxo de ar frio e proteger do ar que passam na superfície.
Para um loteamento no interior de são Paulo devemos considerar que no inverno e no calor no interior, são dois climas diferentes, de forma geral podemos classificar como tropical e de altitude. No inverno o clima é seco e no verão é quente e úmido, durante o dia o calor é mais intenso e durante a noite o clima chega a ser agradável.
Para obter um clima melhor nessas condições o seu lote no interior deve considerar a queda de temperatura no inverno, e a necessidade de proteção a radiação solar no período de verão. O tamanho os lotes não precisa seguir um padrão definido, mas deve permitir a ventilação adequada que vai proteger da excessiva radiação solar durante o dia e da perda de calor durante a noite, uma possibilidade de aumentar a umidade relativa do ar, nos interiores é formar um pátio central bem arborizado, para trazer de volta a umidade para dentro do lote.