Conforto ambiental- ventilação
A concepção de Engenharia existe desde as primeiras civilizações, no qual a sua maior preocupação é em melhorar, criar e adquirir meios que tornem o espaço humano mais harmonioso e eficaz, são elaboradas estratégias que têm em atenção as condições urbanas e da sua interação com o meio ambiente. Desta forma as condições climáticas influem diretamente na qualidade de vida da população, deste modo há artifícios gerais que se destinam a orientar a concepção do edifício preocupando-se com as condições climáticas de cada local. A ventilação corresponde uma estratégia de resfriamento natural ou forçado do ambiente construído, se empenhando na renovação do ar que abrange todo o espaço interno da edificação, de tal modo que se possa adquirir a confortabilidade térmica adequada aos moradores do espaço construído.
Neste trabalho iremos abordar estas questões, tendo em vista os desafios que essa parte da engenharia possui, além disso, evidenciar as tecnologias e novas pesquisas que estão sendo realizadas para aperfeiçoamento nas construções em geral, inclusive o uso na indústria e circulação em locais destinados a fumantes, que atualmente é uma preocupação de grande parte da população.
Conforto Térmico - Ventilação
Ventilação pode ser definida como o fenômeno no qual há movimentação de ar no interior da edificação, de tal forma que possa influenciar no cotidiano dos moradores, sendo possível a sua ocorrência natural, ou seja, por diferença de pressão do ar, que ocorre por meio da ação dos ventos ou diferença na densidade do ar devido à diferenças meteorológicas (temperatura),além disso ocorrendo de forma forçada (mecânica), através das tecnologias que possibilitam esta movimentação, as mais comumente usadas são insufladores, exaustores e ventiladores.
Ventilação natural
A ventilação natural é o fenômeno no qual há a movimentação do ar no interior de uma edificação sem a indução de nenhum sistema mecânico, sendo obrigatório neste processo a