CONFORTO AMBIENTAL III - RESTAURANTE
UNISINOS
CONFORTO AMBIENTAL III
PROF. DR. LEANDRO DALLA ZEN
ALANA MUCCILLO
AMANDA VANNINI
2015
MEMORIAis
memorial descritivo
memorial de cálculo
O trabalho proposto é desenvolver o projeto de um restaurante localizado na cidade de Canoas - RS, utilizando todas as informações normatizadas e as fornecidas em função do local.
Deve-se levar em conta para execução do projeto a ventilação natural e artificial, resfriamento evaporativo, aquecimento solar, e ar condicionado. Busca-se todos esses elementos para tornar o local melhor para os usuários em função de seu conforto ambiental.
A arquitetura proposta para a execução do projeto do restaurante, é voltada para a sustentabilidade. Buscou-se priorizar a ventilação natural, onde abertura de menor área e saída de ar é voltada para a orientação Sul e a de entrada de ar voltada para a orientação Norte, mantendo uma boa ventilação da área de forma natural.
A edificação conta também, com paredes Oeste totalmente verde. Os benefícios de uma parede verde são, sem contar com a beleza única da urbanização de um ambiente como também o conforto térmico, a redução da poluição, redução de ruído, aumenta a qualidade e umidade do ar.
Como cobertura da edificação foi proposto um telhado verde, que da mesma forma que a parede verde, desfruta de inúmeros benefícios térmicos para o local que se esta projetando. Será proposto também, painéis solares para aquecimento de água.
3 • SERVIÇOS PRELIMINARES
A) COZINHA
Parede com revestimento cerâmico até o teto. Piso porcelanato. Instalações elétricas e hidráulicas para água quente (placas solares) e fria para duas cubas. Conta com um sistema de exaustão sobre os dois fogões.
1 • DIMENSÃO DA EDIFICAÇÃO
Possui uma área total de 507,7m², sendo 200m² no subsolo e
307,7m² no pavimento térreo (considerando a área externa proposta). E) RESTAURANTE
Piso porcelanato. Instalações elétricas. Conjunto de dois espaços de móveis que servem como bancos e local