Confort food
Turma 2012.2 – 1º Período
Disciplina: Habilidades Práticas I
Professora Ester Carvalho
Alunos: Fernanda Aranha T. D. Ribeiro
Comfort Food
“Comfort Food” é um termo americano, que na tradução livre significa “Comida confortável”. O nome já diz tudo. Conforto significa “tudo o que constitui o bem-estar; consolo, consolação, solidariedade nos momentos de aflição ou infortúnio”.
De acordo com o Webster’s Dictionary, o termo foi usado pela primeira vez em 1977, e significa “alimentos preparados em estilo tradicional, normalmente com um apelo nostálgico ou sentimental.”.
Sendo assim, o termo Comfort Food tem sido usado para caracterizar aquela comida que nos faz sentir bem, dando uma sensação de conforto e bem-estar. É o tipo de comida que mexe com a memória das pessoas e que, na maioria das vezes está ligada à infância, à história de vida. No comfort food leva-se em conta a importância da memória afetiva. Segundo Elis Cavalcanti, consultora na área de alimentação, o objetivo da comfort food é o “de provocar sensações boas através do binômio sabor-sentimento.”.
O Conceito de Confort Food surgiu em contraponto à mecanização no preparo e na forma de consumir os alimentos. O fast food (comida rápida, na tradução literal) virou característica do Século XXI e tem sido sinônimo de vida estressante, uma vez que as comidas são preparadas e consumidas em um pequeno intervalo de tempo. Muitas vezes as pessoas comem rápido demais, não prestam atenção na comida ou no próprio ato de comer, o que pode acabar gerando certo desconforto. Os adeptos do comfort food acreditam que, não apenas o que se come, mas a forma como se come, pode ter grandes influências sobre a saúde. Assim, a degustação deve ser feita sem pressa, com pitadas de saudosismo e boas memórias, promovendo o bem estar e o conforto, sendo os benefícios que proporciona à saúde um dos seus chamarizes.
No Brasil o conceito é recente, mas tem ganhado cada