CONFLITOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MATERIA: DESENVOLVIMENTO GERENCIAL
PROFESSOR: FERNANDO CUNHA
TURMA: 6A-N
ALUNO (a): KELIANE DA SILVA MOURA
Conflitos Existem várias definições de conflito. No contexto empresarial consiste em “qualquer desacordo que rompe o fluxo de trabalho”.
Pode ser aplicado a um conflito entre dois colaboradores integrados no mesmo ou em diferentes níveis hierárquicos, seja qual for o grau de responsabilidade que detenham na organização, como também a um conflito entre dois ou mais sócios, com um Fornecedor, um cliente. Ou, até mesmo, a um conflito entre duas empresas emergentes ou não de uma relação contratual.
Os conflitos fazem parte da natureza humana. Não devemos atribuir ao conflito, ainda que profundo e complexo, uma conotação negativa. Afinal, dependendo do modo como é gerido pode ser uma fonte de criatividade, de mudança e de maior produtividade.
Tipos de conflitos
Conflitos internos: ocorre quando duas ou mais opiniões opostas ocorrem em um único individuo.
Conflitos entre indivíduos: os conflitos entre indivíduos dentro da organização são vistos como resultado de diferenças de personalidade.
Conflitos entre indivíduos e grupos: o indivíduo que não concorda com as normas de comportamento do grupo ou com os valores encontrados na cultura organizacional estará em conflito com o grupo de trabalho ou com toda a organização.
Conflitos entre grupos: o conflito entre grupos é inevitável devido a dois fatores básicos da organização: a competição por recursos escassos e pelos diferentes estilos gerenciais necessários para a operação eficaz de diferentes departamentos.
Conflitos entre organizações: Cada empresa procura o dinheiro do consumidor no mercado, e essa competição leva as organizações a entrarem em conflito.
Solução de conflitos
Muitas das vezes não é aconselhável resolver um conflito imediatamente quando ocorre, mas sim permitir um pequeno intervalo, para que as emoções fortes que aparecem na