conflitos
2- Diante dos conflitos é necessário que o mediador desenvolva ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da pratica do dialogo e da mediação dos conflitos. Desse modo a mediação de conflitos na escola se apresenta como proposta de pacificação, oferecendo aos sujeitos envolvidos no conflito a possibilidade de solucioná-lo ou amenizá-lo por intermédio de ajuda especializadas.
3- Toda pessoa deve ter a sua dignidade respeitada e sua integridade protegida, independentemente da origem, raça, etnias, gênero, idade, condição econômica e social, orientação ou identidade sexual, credo religioso ou convicção política. Toda pessoa deve ter garantidos seus direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
4- De acorda á nossa Carta Magna, todos os cidadãos possuem direitos iguais, sem qualquer descriminação. Somos todos iguais, independentemente se é negro, branco, índio, ou descendente de japonês ou africano por exemplo. Todos os nossos direitos são os mesmos independente de raça ou credo religioso. Na teoria o texto é perfeito, mas infelizmente a inda vivemos em um país onde existe muito preconceito em relação a raça, classe social e cultural e a desigualdade social ainda é muito grande.
5- Implantar um programa de mediação de conflitos como método formal para resolver ou solucionar controvérsias na comunidade escolar. Dialogo construtivo e a negociação de tomada de decisão. Utilizar práticas punitivas como advertências e expulsões, realizadas pelo corpo discente.
6- O iluminismo foi um movimento que promoveu mudanças políticas, econômicas e sócias,