Conflitos
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
São Paulo
UNIVERSIDADE SÃO MARCOS
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
São Paulo, 2006
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO
[pic]
1. Introdução ao Conflito
Evitá-los ou tentar uma negociação, a procura de solucioná-los, com objetividade? Ou Colocar pano quente, como paliativo? Ou para saná-los usar o autoritarismo?
Antes de definirmos o que é conflito e os diferentes sentidos atribuídos a palavra, necessitaremos clarificar que conflito só é efetivamente estabelecido quando há a percepção das pessoas de que o mesmo existe. Se ninguém o percebe, costumamos dizer que ele não existe, mas também pode acontecer de identificarmos uma situação de conflito, onde o mesmo não existe.
Podem ser os conflitos comparados às dores no organismo humano, se proveniente das mais diversas enfermidades. Haja vista que o índice de mortalidade agravar-se-ia, acentuadamente, já que as pessoas não disporiam de sinal de alerta quanto às disfunções orgânicas. Do mesmo modo que a dor pode ser aliviada por ação de adequada terapêutica, o conflito se for pronta e eficazmente tratado - poderá também ser reduzido ou eliminado. Caso contrário, tal como ocorre com a dor, é passível de apresentar agravamento ou, talvez, exigir procedimento mais radical, a exemplo de cirurgia médica.
[pic]
Normalmente atrelada à definição de conflito encontramos os conceitos de oposição, escassez e obstrução, sem contar da incompatibilidade de interesses e objetivos.
1.1 Definição de Conflito
No conceito de Robbins, conflito é definido por uma ação proposital, explícita ou implícita, mas sempre levando-se em conta os conceitos da percepção, da oposição, da escassez e da obstrução, quando as partes interessadas se colocam em lados