Conflitos religiosos
Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais componentes e podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.
A sustância em maior quantidade na solução recebe o nome de solvente e aquelas em menor quantidade são chamadas de solutos.
As substancias mais importantes para os seres vivos são aquelas em que o solvente é a água, ditas aquosas. As plantas retiram seu alimento do solo através de soluções aquosa (por esse motivo, os fertilizantes possuem, na sua composição, minerais solúveis a água). A digestão transforma alimentos em substancias solúveis em água, que, dessa forma, são mais facilmente absorvidas pelo organismo.
Imagine que você está preparando uma limonada para o lanche com seus amigos e acabou exagerando no limão. E agora? O que fazer?
Fácil, você responde, é só adicional mais água.
Pois saiba que você acabou de executar um procedimento muito usado em laboratório de química que é a diluição de soluções.
Esse tipo de procedimento – diluir ou concentrar soluções – é muito comum em nosso dia a dia. Deixamos a panela de feijão no fogo para concentrar ou “engrossar o caldo”, colocamos mais água no feijão para diluir o caldo.
No dia a dia de um químico também é bastante comum tanto o preparo de soluções como a manipulação de soluções já preparadas no sentido de aumentar ou diminuir a quantidade de solvente (para obter uma concentração específica de solução). Também é usual misturar soluções de concentrações diferentes de mesmo soluto para se chegar a uma solução final de concentração desejada.
Diluição e concentração
De modo geral podemos dizer que:
* Diluir uma solução significa acrescentar solvente a essa solução de modo a diminuir sua concentração. A quantidade de soluto permanece inalterada.
* Concentrar uma solução significa diminuir a quantidade de solvente da solução de modo a aumentar sua concentração. Isso pode ser feito por aquecimento, provocando-se a evaporação do solvente, desde que o solvente não seja inflamável e que o