Conflitos no trabalho
Os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a pressões ou expectativas muito elevadas ou inconsistentes ou ainda quando há um choque de personalidades.
Para por fim a conflitos é necessário ter uma forte capacidade de negociar e de discutir a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos.
Apesar de conflitos nos trazerem estresse e aporrinhações, nos trazem também a inovação, a melhoria, a vantagem competitiva e o debate de idéias. Assim, eliminar por completo os conflitos não deve ser o objetivo final.
Devia fazer parte do arsenal de qualquer profissional saber lidar com conflitos. Qualquer profissional deve desenvolver a sua capacidade de entender a natureza dos conflitos e rapidamente estabelecer uma estratégia de solução, de maneira a que não fiquem ressentimentos, nenhuma sensação de derrota e muito menos um mau ambiente de trabalho.
Quando surge um conflito no trabalho, muito possivelmente, ele enquadra-se numa das seguintes categorias:
Conflitos Pessoais
Este é o tipo de conflito que diz respeito unicamente a uma pessoa. Pode ser o nosso chefe, um colega ou outro membro da empresa. Neste caso, é melhor não se envolver, cada um com os seus problemas.
Por exemplo: Uma pessoa homossexual terá um conflito interior para resolver como agir.
Conflitos Interpessoais
Este é o tipo de conflito que envolve várias pessoas de dentro da empresa. É o tipo de mais banal nas organizações e acontece freqüentemente.
Por exemplo: Duas pessoas que trabalham juntas e não se gostam, não se dão bem.
Conflitos com outros trabalhos
Este tipo de conflito surge quando existem outros trabalhos ou tarefas dentro ou fora da organização, que não possibilitam que o trabalho seja efetuado devidamente.
Por exemplo: Quando alguém é responsabilizado á alguma tarefa extra, ou quando faz algum tipo de “bico” por fora; e não dá conta de sua tarefa principal.
Conflitos entre necessidades e valores
Este