Conflitos no passado e na atualidade
Todo conflito tem diversas causas, mas geralmente é possível identificar uma causa principal. Às vezes é difícil distinguir suas causas reais, suas justificativas e discursos adotados pelos atores envolvidos nele. Dentre as diversas causas, estão:
Poder: geralmente a disputa por poder é mais clara nos conflitos envolvendo grupos políticos que querem tomar o controle sobre o Estado, em uma guerra civil ou revolucionária, ou em disputas envolvendo grandes potências pela liderança de uma região ou do mundo.
Estratégia: necessidade de base militar de um local para dominar um outro inimigo.
Economia e riqueza: podem ter por objetivo a conquista de territórios, recursos e mercados ou a eliminação de sistemas político-econômicos competidores rivais.
Imposição de ideais: este tipo, mais amplo, é gerado tanto por fatores isolados (religião, política ou economia) ou pelo simples fato de considerarem-se superiores aos outros.
Classe Social: algumas das guerras revolucionárias são consideradas como tendo como causa principal o confronto entre classes sociais, como nos casos da Revolução Gloriosa, na Inglaterra, Revolução Francesa ou na Revolução Russa.
Etnia e Religião: conflitos justificados por rivalidades étnicas e religiosas são o tipo mais antigo e permanecem atuais. O apelo étnico e religioso “justifica” o conflito como um dever histórico e o passado “fundamenta” a guerra do presente. Motivações deste tipo frequentemente geram abusos, como o extermínio de populações inteiras, na forma de etnocídios e genocídios.
Agora um exemplo: A guerra fria foi a disputa entre Estados Unidos e União Soviética envolvendo questões políticas, econômicas, tecnológicas e culturais, a qual dividiu o mundo entre duas ideologias: socialismo e capitalismo. Ou seja, foi um conflito influenciado pela imposição de ideias entre EUA e URSS.
1- África
O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência