Conflitos no Mundo
Os conflitos na Irlanda do Norte são antigos e consequências de diversos acontecimentos na história do Reino Unido. A Rivalidade começou quando o Rei Henrique II, por meio do tratado de Windsor,estabeleceu que a Irlanda deveria obedecer a Inglaterra e pagar impostos para mesma. Mais tarde, quando o rei Henrique VIII cria o anglicanismo,os Irlandeses (que seguiam o catolicismo) se veem obrigados a adotar essa nova religião. O motivo da insatisfação não foi a religião, e sim a soberania Inglesa, a religião foi mais um meio de protesto, já que naquela época a igreja era ligada ao estado. Mais tarde os conflitos se intensificaram pelo poder intensificado e a exploração exercida por Oliver Cromwell. Depois de um tempo a Irlanda conquista sua independência, exceto uma parte: Ulster, que mais tarde ficou conhecido como Irlanda do Norte. Essas duas partes desde então, República da Irlanda(Católica) e Irlanda do Norte(Protestante)
vivem em intensos conflitos religiosos, passando por guerras e massacres por grupos guerrilheiros, como IRA. Já foram feitos dois tratados de paz, mas ambos fracassados.
Nigéria
A região fica entre o norte muçulmano da Nigéria e o sul predominantemente cristão.O ataque é o mais recente episódio do confronto étnico-religioso na região, que opõe agricultores cristãos pertencentes à etnia berom a pastores muçulmanos fulanis na disputa pela exploração de terras.Fulanis e Berom - São povos tradicionalmente nômades que praticam a Pecuária e a Agricultura. Os muçulmanos querem a dominação sobre os cristãos. Mesmo com liberdade religiosa, os cristãos têm sofrido muito por sua fé. No norte a maioria são muçulmanos, no sul cristãos. Os muçulmanos se sentiram incomodados quando o cristianismo começou a chegar à área deles. As lojas eram de maioria dos cristãos, com o comercio prosperando eles construíam mais igrejas. Um menino cristão desenhou o profeta Maomé na escola, o