conflitos no continente asiatico
Iraque
O Iraque foi dirigido com mãos de ferro durante um quarto de século por Saddam Hussein, capturado hoje em Tikrit, sua cidade natal, pelas forças americanas. Confira a ficha técnica do Iraque.
Situação geográfica e superfície - Delimitado ao Norte pela Turquia, ao Leste pelo Irã, ao Sul pelo Kuwait e Golfo Pérsico, ao Sudoeste pela Arábia Saudita e Jordânia e a Oeste pela Síria, o Iraque tem uma superfície de 438.317 km². Só tem um acesso limitado ao mar, ao Sul de seu território, pelo Golfo Pérsico. População - Cerca de 24 milhões de habitantes, em sua maioria árabes xiitas (mais de 55% da população), seguidos por árabes sunitas (cerca de 25%), curdos (15%) e assírio-cristãos (cerca de 700 mil pessoas). Os curdos, quase todos sunitas, são cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Periodo - Conflito que começou a 20 de Março de 2003 com a invasão do Iraque, por uma coalizão militar multinacional liderada pelos Estados Unidos. Formalmente, foi encerrado a 15 de dezembro de 2011.
Grupos Envolvidos - A guerra começou a 20 de Março de 2003, quando forças majoritariamente americanas e britânicas, apoiadas por pequenos contingentes da Austrália, da Dinamarca e da Polônia invadiram o Iraque. A invasão levou pouco tempo até à derrota e à fuga de Saddam Hussein. A coligação liderada pelos Estados Unidos ocupou o Iraque e tentou estabelecer um governo democrático; no entanto falhou na tentativa de restaurar a ordem no Iraque. A instabilidade levou a um conflito assimétrico com a insurgência iraquiana, guerra civil entre muitos iraquianos sunitas e xiitas e as operações da Al-Qaeda no Iraque. Como resultado do seu fracasso em restaurar a ordem, um número crescente de países retiraram as suas tropas do Iraque. As causas e consequências da guerra mantêm-se controversas.
A Guerra do Iraque também referida como Ocupação do Iraque ou Segunda Guerra do Golfo, ou Terceira Guerra do Golfo ou ainda como