Conflitos na organização
Aluno: Francielly Ferreira Pinto Ceruti Castro
Referência Completa do Artigo:
Nune, Rogerio da Silva.
Souza, Joice Josiane.
Tema: CONFLITO ORGANIZACIONAL: UMA SÍNTESE DAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO
Objetivo:
A fim de analisar a forma como o conflito é abordado em publicações acadêmicas, foram selecionadas, a partir de diversas consultas a catálogos on-line, obras presentes nos acervos de bibliotecas de Instituições de Educação Superior na cidade de São Paulo.
Justificativa/Relevância:
O conflito tem sido uma preocupação no estudo das organizações uma vez que estas se constituem em núcleos de interação social entre pessoas, questão que perdura e invade as organizações contemporâneas, conduzindo muitos estudiosos ao interesse pelo tema.
Metodologia Utilizada:
* Identificação das obras e autores; * Análise das estruturas dos textos; * Identificação de um padrão na apresentação do tema; * Compilação das referências bibliográficas, segundo o padrão de apresentação encontrado; * Compilação das referências bibliográficas na íntegra dos textos; e * Análise dos resultados das duas compilações.
Principais Constatações do Estudo:
HALL (2004, p.122-123), citando BARON (1984), MIZRUCHI (1992) e USEEM (1984), sustenta, no início da seção “Os impactos sociais do poder”, que o poder das organizações vem crescendo. O autor posiciona-se mostrando a manipulação de situações que ocorre, em nome das metas e acordos estabelecidos e a partir do poder da informação, da flexibilidade e da responsabilidade limitada. Ele também assinala que “[...] desapareceu a cortesia com que a gestão de conflitos era realizada até recentemente”.
A partir de uma tipologia defendida por THOMAS e VAN DE VLIERT, que classificam os modelos de diagnósticos em estruturais e processuais, RONDEAU sustenta um modelo diagnóstico composto por três tipos de análise: análise estrutural, análise dinâmica e análise diacrônica.
Sua