Conflitos internacionais
1. Caso do suco de laranja – Brasil X Estados Unidos
O Brasil conseguiu a vitória na Organização Mundial do Comércio (OMC) no caso das barreiras ao suco de laranja nacional impostas pelos Estados Unidos. A entidade máxima do comércio declarou ilegais as medidas protecionistas americanas e ordenou que sejam anuladas.
A conquista acontece num momento de crescente tensão nas relações comerciais bilaterais dos dois países. O governo brasileiro estima que tem contribuído de forma importante para a redução do déficit comercial dos EUA, mas não tem recebido concessões como retorno. O Brasil afirmou que há dez anos que os americanos vêm sendo condenados pela OMC, pela forma que aplicam medidas antidumping. Mas, de qualquer maneira, continuam fazendo-o, sendo o suco De laranja brasileiro o prejudicado desta vez. Esse caso é antigo. As barreiras ao produto é um velho ponto de discórdia entre os dois governos. Os produtores da Flórida são os principais concorrentes dos brasileiros. Mas somente em 2008 houve reação. Depois de 15 meses de avaliação por parte dos árbitros internacionais, a OMC condenou as medidas americanas.
O Itamaraty afirmou estar "satisfeito" com o resultado e espera que a condenação seja confirmada. Os americanos podem apelar da decisão, o que deve prorrogar o caso por meses. Se na instância máxima da OMC os americanos ainda assim forem condenados, terão de retirar as barreiras, ou podem sofrer retaliações.
2. Caso do Alabama – Estados Unidos x Reino Unido
A arbitragem é um dos mais institutos de soluções de litígios entre unidade políticas autônomas. Um famoso caso é o protagonizado por Estados Unidos e Inglaterra, no qual esse exigia indenização por esta ter tolerado que o navio Alabama e outros fossem aprovisionados de armas em portos ingleses, durante a Guerra de Secessão, em claro auxilio ao rebeldes sulistas. A Inglaterra teve de pagar os danos por violar uma norma de direito