Conflitos das gerações x y
Introdução O conflito das gerações existentes tem sido abordado com grande frequência em todo o mundo. As empresas vêm enfrentando um grande desafio na busca de equilíbrio entre as gerações que na atualidade é vital para o sucesso das organizações.
A geração “X” tem como característica as pessoas nascidas entre as décadas de 60 e 80. Essa geração possui uma visão definitivamente contrária à visão das gerações anteriores, a ponto de se rebelarem diante de tudo que é estabelecido. Por haver a possibilidade de perder o emprego para pessoas que possuem mais conhecimentos com as novas tecnologias do que elas, e permanecem por muito tempo dentro da empresa.
Já na geração “Y”, os nascidos entre 1980 e 1990 são pessoas que valorizam menos a permanência na empresa e mantem mais lealdades a si mesmas, mudam de emprego com facilidade quando não estão satisfeitas, são mais fáceis de trabalhar, pois buscam trabalhar com mais liberdade, flexibilidade e criatividade. Justificativa Existe uma grande dificuldade nas organizações em saber lidar com os conflitos gerados pelas duas gerações, a geração X tem um pouco mais de resistência a tecnologia, não gosta de buscar inovação e tem algumas resistências na forma de trabalhar. Enquanto a geração Y, o profissional está mais voltado para ele mesmo, buscando uma evolução imediata de querer subir frequentemente, por cada um ter um modelo mental diferente, isso gera muito conflitos dentro das organizações.
O foco do estudo é analisar como os conflitos entre as gerações X e Y podem interferir no ambiente da empresa, e buscar soluções para administrá-los, melhorando o ambiente. Problema e objetivo
As organizações encontram grande dificuldade para lidar com os conflitos entre as gerações é com esse intuito que devemos refletir: Quais as causas dos conflitos da geração X e Y? Quais os métodos que devem ser utilizados para resolver os conflitos gerados dentro das organizações? Como melhorar