Conflitos arabes atuais - 2010/2011
No começo da exploração dos poços árabes, o petróleo era negociado a um valor baixo, muitos litros valiam alguns centavos de dólar, porém esse cenário começou a mudar com a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) na década de 1970. Com essa união dos países, o preço do barril do petróleo aumentou repentinamente, ocasionando uma enorme crise mundial, principalmente nos países mais dependentes dessa matéria prima.Tal crise fez com que impulsionasse a procura por novos poços de petróleo pelo mundo e assim outras fontes foram achadas nessa época, destacando o Golfo do México, grande fonte dessa matéria prima, localizado ao Sul dos Estados Unidos.
Apesar de toda essa prosperidade, no início deste ano países árabes como Tunísia, Egito, Líbano, Iêmen, Sudão, Síria e Jordânia, iniciaram uma revolução a favor da queda das ditaduras pró-imperialistas.
Com o petróleo o mundo árabe garantiu décadas de riqueza e prosperidade, porém, esse mesmo recurso é grande fator de crise. Devido à abundância de petróleo os países árabes passaram a arrecadar grande bastante dinheiro e mesmo assim a maioria desses países não investiu tanto em outros setores da economia e tornaram-se completamente dependentes das exportações de petróleo.
Tal recurso também foi fundamental para o fortalecimento das ditaduras que vigoravam até esse ano poder, enfraquecendo assim a democracia e a liberdade desses países. Com o tempo, este modelo político-economico foi perdendo dinheiro, que era concentrado nas mãos de poucos e o desemprego atingiu altos níveis. Além disso, o preço das