Conflito na Síria
Localização Geográfica do Conflito
É um país árabe no Sudoeste Asiático, os conflitos na síria são internos e estão em andamento na Síria, originou-se de uma serie de protestos populares no inicio de 2011 e progrediu pra uma grande revolta armada meses depois, influenciados por outros protestos simultâneos no mundo árabe. Estima-se que mais de 40 mil pessoas foram mortas nos embates entre as forças leais ao presidente sírio Bashar Al-Assad e o exército rebelde que tenta derrubá-lo.
Origens ou Causas
Desde 26 de janeiro de 2011 a Síria está em guerra civil, o que quer dizer que os próprios sírios estão lutando entre si. Já morreram mais de 100 mil pessoas e1 milhão saíram do país, fugindo da guerra.
Uma parte do povo sírio quer a saída de Bashar Al-Assad, um ditador que comanda o país desde 2000, ou seja, há mais de 13 anos. Ele recebeu o cargo de seu pai, que ficou no poder por mais de 30 anos. Isso aconteceu por causa da chamada Primavera Árabe, que começou no final de 2010, quando o ditador da Tunísia foi derrubado e incentivou vários outros países a fazer o mesmo – como, por exemplo, o Egito.
Principais Características
O conflito deixou de ser só político e chegou às vias de fato. O governo reagiu usando o exército. Assim, grupos da oposição também se armaram e começaram a combater o governo.
Em relação a posição dos outros países os EUA são simpáticos aos rebeldes (os que querem derrubar o Assad, o ditador) e a Rússia e a China são simpáticas ao governo que está no poder.
Resolução
Ninguém sabe, infelizmente como e quando isso vai acabar. Provavelmente a guerra só vai ter fim quando um dos lados perder. Enquanto isso, tem bastante gente morrendo e tendo que fugir.
A ONU (Organização das Nações Unidas) está sendo muito criticada por ficar quieta diante da situação.