Conflito entre gerações
Do tempo em que existia uma enorme falta de comunicação e os mais novos não se podiam relacionar com os mais velhos abertamente, devido às duras regras de disciplina, etiqueta e boa educação, impostas pelos mais velhos.
Antigamente, os mais novos jamais ousariam a falar com os seus pais durante as refeições ou a meter-se em conversa de gente grande. Era falta de educação. Hoje em dia, já falamos Abertamente com os nossos pais acerca dos nossos problemas e até damos opiniões e participamos na conversa entre os nossos pais, tios e avós.
Antigamente, os mais novos não pensavam sequer em apresentar o namorado aos pais, era quase que proibido. Se os pais apanhassem a filha a beijar um rapaz, ela apanhava um excerto de porrada, e nunca mais saíam de casa, porque era incorrecto. Hoje em dia, já vemos raparigas a irem jantar a casa das namoradas, juntamente com a sua família e vice-versa.
Antigamente, os mais novos jamais ponderavam sair à noite ou dormir a casa dos amigos, porque já sabiam qual era a resposta: ‘’Não!’’.
A minha mãe contou-me que no tempo dela, o pai dela não lhe deixava sair à noite, mesmo já tendo 20 anos. Ele vinha lá debaixo e dizia: ‘’ Já vi o cartaz que tem festa na Teara, mas hoje não vais a nenhum sítio!’’ E ela esperava ele ir dormir saltava a janela, e ia para a festa. E que quando voltava encontrava o pai sentado na porta, à espera dela com um pau na mãe e que outras vezes e buscá-la na festa. Tudo isto porque naquele tempo não era permitido. As mulheres eram as donas de casa, eram educadas para cuidar da casa e dos filhos. Mas hoje em dia, não é assim. Hoje em dia já vemos pais a levarem os filhos às discotecas, e já vemos até jovens a irem de férias com os seus amigos.
Porquê? Porque hoje o mundo mudou e com ela a mentalidade da sociedade também. Os valores de conservadorismo foram substituídos pelos valores de independência e união. Os mais velhos já compreendem que os