Conflito de trabalho em análise
Umas das sócias envolvidas no conflito da empresa, ao perceber que o setor de sexy shop tem um lucro maior (cerca 300%) em relação a outras áreas, propõe o fechamento do setor de manutenção de relacionamentos, sendo que tal decisão não é aceita pelas demais sócias, gerando um conflito.
Tensões constitutivas do conflito
Ao ser apresentada a idéia de fechamento do setor de manutenção de relacionamentos proposta por uma das sócias, levantou-se algumas questões contrárias ao que foi proposto. O primeiro argumento contrário ao que foi apresentado é de que o fechamento do setor, acarretaria na mudança do propósito original da empresa, perdendo-se o foco inicial da mesmo, que seria voltada a manutenção dos relacionamentos dos clientes.
Outra questão levantada refere-se ao retorno lucrativo da empresa, devido aos gastos com profissionais do setor de manutenção de relacionamentos, sendo que esse setor tinha menor rendimento que comparado ao sexy shop.
Também foi levantado a questão de o sexy shop ser freqüentado, apenas pelos usuários do setor de manutenção de relacionamentos, reduzindo dessa forma os possíveis cliente e consequentemente os lucros.
A possibilidade de abrir para outros públicos o atendimento ao sexy shop acarretou também uma discussão a cerca dos valores da empresa, que inicialmente estavam pautados apenas nos casais que freqüentavam o outros sertor de manutenção de relacionamentos, sendo esse o diferencial da empresa.
Deve-se considerar que o conflito é entre as sócias da empresa, que tem igual posição hierárquica, dessa forma não havendo conflito de poderes. Ainda deve-se lembrar que a decisão tomada atinge os demais funcionários da empresa, pois se for optado pelo fechamento do setor de manutenção de relacionamentos, haverá cortes de funcionários.
Como se lida com o conflito atualmente
O conflito atualmente foi resolvido através de um “meio-termo”, sendo que a decisão tomada foi a de abrir o sexy shop para o público