Confira 10 dicas para melhorar sua rede wireless
Quais são, então, os problemas que podem estar ocorrendo para que o sinal chegue tão fraco ao destino? Talvez seja simplesmente a distância a ser percorrida. Pode ser que o micro esteja em um local que, simplesmente, fica fora do alcance ou “escondido” do roteador. Pode também ser a distribuição dos móveis pois o sinal wireless teria que virar muitas esquinas para alcançar o destino, o que causará muitas perdas. Se você mora em um prédio de apartamentos, talvez o local esteja sendo inundado por diversos sinais vindos de outros roteadores na mesma área. Pode também ser uma interferência estrutural, por exemplo, se existir um móvel de aço grande, ou então uma máquina de lavar ou secar roupas entre o roteador e o computador.
Mais algumas chances: pode ser o software que está em uso. Os roteadores usam programas que precisam de atualização tanto quanto os demais, e às vezes o firmware que veio com o roteador pode ser de alguma versão com problemas. Realmente, são várias possibilidades pelas quais o sinal pode estar fraco ou simplesmente não está conseguindo chegar até um determinado computador.
Felizmente, existem várias formas de extender o sinal, e muitas delas não necessitam de gasto algum ou é um valor pequeno. Vejamos algumas maneiras de melhorar a conectividade wireless, ordenadas pelo custo e facilidade de implementação, da mais simples e barata até as opções mais completas, porém mais caras:
1 – Mudar o canal de comunicação (gratuito)
Assim como nos televisores, os roteadores wireless também operam com canais de comunicação. Quando se instala um roteador típico, ele geralmente escolhe um determinado canal por default. Alguns roteadores escolhem o canal que esteja mais livre, mas nem sempre eles acertam na escolha. Assim, verifique por você mesmo qual dos canais Wi-Fi é o menos ocupado ou o que funciona melhor em seu caso. Para fazer isto, uma boa ferramenta é o