Confins RMBH
RESENHA: Áreas Urbanas Centrais RMBH - Confins
Belo Horizonte
2012
Juliana da Silva Bortolussi
RESENHA: Áreas Urbanas Centrais RMBH - Confins
Resenha Acadêmica apresentada como requisito para aprovação na disciplina Tópicos em Arquitetura e Urbanismo: Reflexões, análises e alguns desafios da cidade contemporânea, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Minas Gerais.
Belo Horizonte
2012
A obra “Áreas Urbanas Centrais RMBH” é um estudo realizado pelo Governo Federal e pelo Governo Estadual de Minas Gerais, que visa à proposta de projetos e diretrizes para cinco das cidades que constituem a Região Metropolitana de Belo Horizonte: Confins, Lagoa Santa, Ribeirão das Neves, Sabará e Santa Luiza.
O objetivo é a geração de uma real e igualitária metrópole, que não se concentre unicamente no centro de Belo Horizonte, mas que tenha diversas centralidades espalhadas por seu território e que, portanto, proporcione desenvolvimento – econômico e social – para os municípios ao redor da capital, além de descongestionar seu hipercentro. É importante salientar que as cidades estudadas na obra integram o Vetor Norte da RMBH e apresentam grande interesse social e econômico para instituições públicas e privadas, uma vez que se tratam de proximidades a projetos como a Linha Verde, Cidade Administrativa Tancredo Neves, Estação Vilarinho, Aeroporto Internacional Tancredo Neves, entre outros.
O Município de Confins – principal interesse da presente resenha e, portanto, único a ser analisado nela – é tratado na obra como uma região de grande potencialidade ao turismo ecológico e de negócios, assim como a novas atividades econômicas voltadas à aviação, todas justificadas pela proximidade do Aeroporto Internacional. Portanto, a cidade é vista como uma localidade