Confinamento de bovinos de corte
PORTERA, Jose Carlos de Freitas1
1. Introdução Esse artigo tem como objetivo discutir sobre o confinamento de bovinos de corte, para adquirir o seu melhoramento abordara diversos aspectos tais como: Os sistemas de confinamento, sistema de céu aberto, sistema parcialmente coberto, sistema fechado e o sistema adequado para o nosso clima. O sistema de confinamento é uma estratégia adotada na estação seca para evitar a perda de peso dos animais, assim fornecendo raçoes concentrada e volumoso no cocho. O confinamento é encarado como uma alternativa de aumentar a escala na produção da propriedade, assim retirando da categoria de engorda das pastagens na seca para entrar a recria e produzir novilhos precoces.
2. Confinamento O confinamento é uma atividade de criação de bovinos em lotes de animais que são separados em piquetes ou currais com áreas pequenas. Conforme a alimentação e a agua são fornecidas em cochos preparados exclusivamente para esse caso específico A qualidade da carcaça produzida no confinamento e dependente de um bom desempenho na fase de cria e recria. Para ter um bom produto no confinamento os animais tem que ser fortes, sadios e com bom desenvolvimento muscular. Os principais objetivos do confinamento o pecuarista vai alcançar maiores resultados na produção , como exemplos , antecipar a idade de abate dos animais confinados , umas da vantagem do confinamento e atingir o valor máximo na época de entre safra no mês de agosto a novembro . A engorda confinada proporciona lotação mais elevadas que os regimes de pastejo, mais bovinos produzido em confinamento e a arroba mais cara.
2.1. Sistema de confinamento E um assunto extremamente importante não somente pelo alto custo do investimento que o produtor vai ter, mas também pelas consequências de manejos, como controle sanitário dos animais, funcionalidade para a mão de obra enfim o controle dos bovinos. O regime de