CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E PERIODICIDADE
Introdução:
A aula de configuração eletrônica e periodicidade teve como interesse de mostrar que óxido misturado em água formava uma base forte ou fraca, dependendo do óxido e quando misturado com ácido tal mistura ficava neutral. Formando um sal em meio aquoso.
Objetivo:
O objetivo dessa aula foi ver a alteração de ph das substâncias quando elas reagem, e analisar o que ocorria durante a mistura de óxido em água destilada e seguidamente com um ácido tendo na mistura um indicador como (fenolftaleína).
Materiais utilizados:
Tubos de ensaio
Bastão de vidro
Conta gotas
Papel indicador universal
Espátula
Proveta
Métodos:
Experimento 1- Propriedades Químicas dos Óxidos: Caráter ácido, básico ou anfótero.
a) Colocando no tubo de ensaio1 água e MgO dissolvido percebe-se que a mistura não mudar de cor e o ph dessa mistura é de 9, e a natureza do óxido é básica e para medir esse ph utilizamos o papel universal onde nos deu esse resultado. A solução teve a coloração branca. Já no acréscimo de fenolftaleína, a solução teve uma coloração rosa, pois essa substância é utilizada como indicador de meio básico. Para finalizar acrescentamos H2SO4 onde neutralizamos a substância porque como a fenolftaleína estava na solução e a mesma ficou incolor logo a substância ficou neutralizada. E no tubo de ensaio 2 onde só havia água o ph foi 7 sendo uma substância neutra e mesmo no acréscimo de fenolftaleína a substância ficou incolor.
b) No tubo de ensaio 3 dissolvemos em água destilada a substância CaO onde teve seu ph igual a 11 logo percebemos que é um óxido forte e de característica básica e medimos o seu ph utilizando o papel universal e ficou incolor, no acréscimo de fenolftaleína a solução teve a coloração rosa, pois o fenolftaleína é um indicador de meio básico. Já no acréscimo de H2SO4 a solução voltou a ser incolor, pois neutralizou a base.
c) Não tínhamos o P2O5. Mas se tivéssemos a substância deveria ocorre o