configuraçoes e regionalizaçao do espaço mundial
O mapa-múndi sempre sofreu mudanças na sua configuração, mas esse fato sofreu forte acentuação na última década do século XX, principalmente entre os anos 1989e1991, devido a mudanças políticas e ideológicas. Hoje as dificuldades para se regionalizar o espaço mundial são enormes.
Nos últimos anos, principalmente de 1989 a 1991, o mapa-múndi políticosofreutransformações radicais. Novos estados-nações (países) surgiram e outros desapareceram.
Como exemplo disso, podemos citar a antiga Alemanha Oriental, hoje uma província da Alemanha reunificada. OuantigaTchecoslováquia, hoje em dois novos estados-nações: a República Tcheca e a Eslováquia. Contudo, as mudanças mais surpreendentes aconteceram na Iugoslávia e na União Soviética. A Iugoslávia, alémdeter sido dividida em cinco novos países (Croácia, Eslovênia, Bósnia, Macedônia e Iugoslávia), conheceu uma sangrenta guerra civil pela partilha da Bósnia-Herzegovina. A União Soviética, por suavez,viu-se obrigada a fragmentar-se em 15 nações independentes.
Do ponto de vista geopolítico, é possível comparar esse período a um outro do nosso século, quando também aconteceram mudanças profundasnomapa-múndi, por ocasião da segunda guerra mundial.
A regionalização do espaço mundial com base em critérios sociais sempre está ligada ordem internacional que prevalece num certo momento, aoequilíbrioinstável dos países e os grupos de países, à disputa (ou cooperação) entre as grandes potências mundiais.
Após 1945 o mundo dividiu-se em três "mundos" ou conjuntos de países: o primeiromundo (paísescapitalistas desenvolvidos); o segundo mundo (países socialistas ou de economia planificada); e o terceiro mundo (áreas periféricas ou subdesenvolvidas, com frequência marcadas por disputasentrecapitalismo e socialismo).
Regionalização é a divisão de uma grande espaço com critérios estabelecidos características comuns. Regionalizar significa dividir emregiões ou grupo de paises levando