Configurando uma rede ponto a ponto no windows 7
Continuando, temos a configuração da rede no Windows 7, que utiliza uma metáfora de configuração bem diferente, construída em torno da ideia de tornar a configuração da rede mais simples para os iniciantes. A ideia é que o sistema faça menos perguntas e mostre apenas as configurações mais usadas, usando configurações pré-definidas para a maioria das situações. O grande problema é que isso tornou a interface de configuração radicalmente diferente da do XP, escondendo as opções mais avançadas e tornando mais difícil a vida de quem quer uma configuração personalizada.
No Windows 7, a configuração de rede é centralizada em torno da "Central de Rede e
Compartilhamento", que pode ser acessada através do Painel de Controle, ou através de diversos atalhos espalhados pelo sistema:
Esta tela indica não apenas à qual rede você está conectado ("netg" no exemplo), mas também se você tem ou não acesso à Internet, qual adaptador de rede está sendo usado (a conexão cabeada no exemplo), e se ela é uma conexão doméstica, corporativa ou uma rede pública e assim por diante. O sistema é capaz de detectar novas conexões automaticamente, exibindo-as na lista de conexões. No caso das conexões Wi-Fi, você pode alternar entre diferentes pontos de acesso através do ícone ao lado do relógio, ou clicando no "Conectar a uma rede" dentro da central de rede. As redes salvas podem ser editadas através do "Gerenciar redes sem fio", enquanto o
"Alterar as configurações do adaptador" dá acesso ao painel clássico de configuração da rede, onde você tem acesso à configuração dos diferentes adaptadores e pode setar endereços manualmente, ativar ou desativar protocolos e assim por diante:
Outras formas de conexão, como conexões dial-up, conexão a redes Wi-Fi ocultas e criação de redes ad-hoc foram movidas para o "Configurar uma nova conexão de rede". Na maioria dos casos as conexões podem ser configuradas manualmente através do painel clássico,