Conferencia sobre a questão da mulher
Apresentamos o texto para debate, resultado de uma elaboração coletiva de três grupos de trabalho. Inicia-se o debate partidário sobre a temática da 2a Conferência:
I. Qual Emancipação Queremos ?
Ao analisarmos a situação das mulheres na atualidade, que o marxismo sempre se preocupou com a opressão da mulher e procurou dar uma interpretação científica a essa condição. A afirmação de que “a questão feminina é uma questão social e só como tal poderá ser resolvida”desnaturaliza a condição de subordinação das mulheres e situa sua gênese no processo histórico-social.(ARAUJO, 2001). Por vezes essa aboragem foi criticada sobretudo com o argumento de que deixa de lado a especificidade da condição feminina, encarada apenas como uma questão econômica. Contudo, ao defender suas posições, Marx e Engels demonstram entender esse aspecto como parte de um único processo e afirmam que a reprodução e a manutenção da vida dos indivíduos, assim como as relações sociais que os mesmos estabelecem, são tão importantes quanto as relações de produção.
Vários estudos sobre as mulheres revelam a atualidade do entrelace entre divisão social e sexual do trabalho, a interface entre cultura e estrutura na formatação de gênero e o entrelace da opressão de gênero, raça/cor(1), classe, II. As brasileiras na Atualidade
III. III. A luta pela emancipação da mulher é tarefa de todo o