CONFER NCIA DE BERLIM W
INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------- Pag. 2
DESENVOLVIMENTO ---------------------------------------------------------- Pag. 3
A CONFERÊNCIA DE BERLIM ----------------------------------- Pag. 3 Á 5
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------- Pag. 6
BIBLIOGRAFIA ------------------------------------------------------------------ Pag. 7
INTRODUÇÃO
A repartição da África, realizada de forma despótica, teve seu ápice quando da realização da Conferência de Berlim, que se iniciou em 1884 e durou até o ano subsequente.
A Conferência contou com a participação de 15 países, 13 pertencentes à Europa e o restante advindo dos Estados Unidos e da Turquia. Apesar dos Estados Unidos não possuírem colônias no continente africano, era um poderio que se encontrava em fase de crescimento, visando assim a conquista de novos territórios.
A CONFERÊNCIA DE BERLIM
A Conferência de Berlim foi realizada entre 19 de novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885, e teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos desse continente em causa.
O congresso foi proposto por Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha, assim como participaram ainda a Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.
O Império Alemão, país anfitrião, não possuía colônias na África, mas, tinha esse desejo e viu-o satisfeito, passando a administrar o “Sudoeste Africano” (atual Namíbia) e o Tanganhica; os Estados Unidos possuíam uma colônia na África, a Libéria, só que muito tarde, mas eram uma potência em ascensão e tinham passado recentemente por uma guerra civil (1861-1865]) relacionada com a abolição da escravatura naquele país; a Grã-Bretanha