Conexão C# e Sql Server 2008 R2
Elaborado por: João Baptista
Neste mini fasciculo tratarei de aspetos ligados a conexão entre o SGBD da Microsoft e o Visual Studio da mesma companhia.
SGBD – Sistema Gestor de Base de Dados
Visual Studio – usaremos o nosso C#
Neste caso vamos começar então o nosso estudo, Abramos o Microsoft sql servidor 2008 R2 para criarmos uma base de dados que usaremos como base neste estudo de conexão.
1º Vamos abrir o Microsoft SQL Server, cria uma base de dado com nome de BDCONEXAO siga o exemplo a baixo.
Com a base de dado criada agora vamos criar a nossa tabela. Criarei apenas uma única tabela que será usada neste mini fasciculo você poderá criar mais tabelas se quiseres.
Clica na disquete de cor azul para guardar e altera o nome para TB_Produto que será a nossa tabela de uso aqui.
Os atributos são:
IDProduto int,
NomeProduto varchar(50),
Descrisao varchar(50),
PrecoUnitario numeric(16,2),
Qtd int,
DataRegisto Date,
HoraRegisto Time(7)
Pronto criada a tabela Produto como 7 atributos vamos estudar alguns aspetos do C# que nos permitiram a cessar os dados no nosso servidor de dados.
SqlConnection --- Objeto que de acordo com uma string de conexão irá se conectar com a fonte de dados que é a base de dados.
Esta classe contem varias propriedades com informações e métodos para manipular a conexão com a base de dados.
SqlCommand --- Objeto utilizado com a conexão serve basicamente para executar os comandos sql na base de dados como (INSERT,DELETE,UPDATE,SELECT) será neste caso a classe utilizada para tal.
SqlDataReader --- O Datareader é simplesmente usado para leitura dos dados que são retornados pelo SqlCommand que são dados normalmente retornados em forma de tabelas e o Datareader e faz especificamente a leitura de uma linha desta tabela retornada.
SqlDataAdapter – é um adaptador capaz de interligar