Conexão China
A analise que segue aborda a diáspora chinesa e o seu alcance a Ciudad Del Este, relacionando este processo com as conjunturas socioeconômicas de Taiwan e da Republica Popular da China.
60% do capital estrangeiro que entra na China são provenientes de populações chinesas.
Os chineses ao fazer a emigração, ele não trazem apenas bens da terra natal: eles trazem sua família, suas praticas culturais e seus modos de viver.
NÃO COLOCAR NO POWER POINT!!!!!
COMO A DIASPORA CHINESA CHEGOU AO PARAGUAI
A diáspora chinesa representa cerca de 35 milhões de pessoas.
Ao longo dos séculos, houve várias ondas de emigração motivadas por diferentes razões e direcionadas aos cincos continentes.
Os motivos que levaram a emigração foram: trocas comerciais, ocupação de tropas chinesas nos países vizinhos, convulsões políticas, guerras e crise econômicas.
A diáspora teve inicio na Dinastia Ming (1368-1644) pela migração de comerciantes, continuando na Dinastia Qing (1644-1911) e tendo seu ápice no século XX (Li, 2000).
A explosão da emigração chinesa começou no século XIX especialmente em virtude da Guerra do Ópio.
Nos anos 70 e 80 a diáspora veio em direção à América Latina e do Sul.
O PAPEL DAS RELAÇÕES TAIWAN-PARAGUAI NA FORMAÇÃO DESSA CADEIA CHINA-PARAGUAI-BRASIL
De 1624 até 1661, os holandeses ocuparam Taiwan. Posteriormente, sucederam-se dois séculos de controle chinês até 1895, quando o Japão invadiu o território. A partir de 1945, a China retoma o controle da ilha, que, desde então, adota o regime nacionalista.
Do ponto de vista étnico, especialmente de ancestralidade, Taiwan é primordialmente chinesa. A população atual é composta por 2% de aborígines, 84% de “taiwaneses”.
Made in Taiwan, made in China:
A formação da comunidade chinesa no Paraguai.
Em 1975, inaugurou-se a Ponte da Amizade, unido a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e paraguaia de Ciudad Del Este, na região onde se encontra a Tríplice Fronteira