Conduzindo um processo de recrutamento
O recrutamento é uma ação necessária e é um conjunto de procedimento que atraem candidatos qualificados e capazes de ocuparem cargos da organização. Recrutamento são as formas que a empresa irá utilizar para chamar e atrair os candidatos para a seleção, portanto podemos afirmar que o recrutamento é uma foma de comunicação com o ambiente externo. Organização –> Comunidade.
O recrutamento exige planejamento: é necessário ter a certeza que existe uma vaga a ser preenchida; Observar a descrição da vaga, caso haja necessário realizar alterações, ou seja, reconfigurar o cargo já existente; Considere que em todos os locais possíveis você pode encontrar um profissional.
É um processo demorado, que exige tempo e calma, podendo provocar o atraso no preenchimento do cargo.
Algumas ações necessárias para o recrutamento:
- Decidir se você possui uma vaga: Determine a necessidade de que essa atividade seja executada ou se poderia ser incorporada ao trabalho de outro colaborador. Um funcionário temporário, ou tempo integral, ou meio período, qual seria mais importante para as tarefas que serão executadas? Lembre-se que você pode usar empresas de consultorias especializadas em seleção e recrutamento.
- Consultar o pessoal envolvido: Consulte a Alta Administração. Converse com as pessoas com quem o novo colaborador irá trabalhar diretamente. Você pode acatar opiniões e sugestões de ex-ocupantes do cargo, que tenham mais experiências.
- Definir a pessoa de que você precisa: Relacione as atribuições, responsabilidades e as pessoas que envolvem a atividade. É importante estar claro as qualificações que você busca nos candidatos, suas qualidades pessoais, qual o tempo de experiência que é exigido e o tipo de experiência. Atualize o cargo e suas funções. Estabeleça o tempo de treinamento que o funcionário deverá estar apto.
- Verificar suas expectativas: Comece a pensar se as pessoas querem entrar na sua empresa, como fazer para atraí-las?