Condutos forçados
Escoamento Forçado. * Fluidos são substâncias que são capazes de escoar e cujo volume toma a forma de seu recipiente. Quando em equilíbrio, os fluidos não suportam forças tangenciais ou cisalhantes. Todos os fluidos possuem certo grau de compressibilidade e oferecem pequenas resistências à mudança de forma. 1. Classificação dos escoamentos:
Escoamento livre: Ocorre quando todas as seções transversais de um líquido estiverem em contato com a atmosfera, Seção pode ser aberta ou fechada, escoamento se processa necessariamente pela força da gravidade ao longo da declividade do canal
Canalde adução usina santa Edwiges 1 (agosto/2006)
Escoamento forçado: Entende-se por conduto forçado aquele no qual o fluido escoa à plena seção e sob pressão. Os condutos de seção circular são chamados de tubos ou tubulações. A densidade dos líquidos, ao contrário do que se passa com os gases, varia muito pouco quando se varia a sua pressão ou temperatura. A título de exemplo, considerando que a água tem compressibilidade igual a 5.10-5 kgf/cm², isto significa que em condições normais seria necessário um incremento de pressão de 20 Kgf/cm2 para que um litro de água se reduza de 1 cm3, ou seja, para que sua densidade aumente um milésimo. Por isto, do ponto de vista prático, a densidade da água e de qualquer líquido é independente da temperatura e da pressão. Diante dessa reduzidíssima variação da densidade, nos escoamentos de líquidos em regime permanente considera-se que os mesmos se comportam como incompressíveis. Neste contexto se incluem querosene, gasolina, álcool, óleo diesel, água, vinho, vinhoto, leite, etc.
Como este trabalho trata-se de um tema da engenharia relacionado especificamente à hidráulica de tubulações, e alguns de seus aspectos dimensionais, pode-se iniciá-lo apresentando a equação da continuidade em sua forma mais comum:
Onde:
Q = vazão no tubo (m3/s)
A = π.D2/4 = área da seção transversal do tubo (m2)
D =