Condutores e isolantes elétricos
Condutores elétricos são materiais caracterizados por possuírem no seu interior portadores de cargas livres, desta forma, permitindo a passagem de uma corrente elétrica pelo seu interior. Os condutores podem ser sólidos, líquidos e gasosos. A diferença básica entre eles está no tipo de portador de carga que possuem.
Dos condutores, os mais usados em eletrônica são os metálicos, por causa das suas características físicas, químicas e econômicas.
Nos condutores metálicos, os portadores de cargas são elétrons. Em um metal, os elétrons que giram na última órbita estão tão fracamente presos ao átomo, que ao passarem nas proximidades de outro átomo podem sair da órbita.
Esses elétrons, pelo fato de não estarem presos a nenhum átomo, são chamados de elétrons livres. Se num determinado instante pudéssemos tirar uma fotografia do interior do material, veríamos uma nuvem de elétrons envolvendo cada átomo. São esses elétrons livres os responsáveis pela condução da corrente elétrica em um metal.
Isolantes são substâncias que não permitem a passagem de uma corrente elétrica. Por não terem portadores de cargas livres, os átomos da ultima camada estão fortemente presos ao átomo. Exemplos de isolantes: vidro, mica, fenolite, baquelite, borracha, porcelana, água pura, etc.
Os termos isolante e condutor na realidade são relativos, pois sob certas circunstâncias um isolante pode se comportar como um condutor e vice-versa. Além disso, existe uma outra classe de substâncias chamada de semicondutores, os quais têm características intermediárias entre os condutores e os isolantes. São largamente utilizados em