Condutores Elétricos
P.I.P Projetos de Instalações Prediais
Nome:Guilherme da Silva Santos Nº 18 2º B
Disjuntores
Disjuntor é um dispositivo eletromecânico que serve como um interruptor automático e tem a função de proteger uma parte da instalação elétrica contra danos causados por curtos-circuitos e sobrecargas elétricas. Caso seja detectada uma falha na corrente elétrica, o disjuntor interrompe a transferência de energia antes que os efeitos térmicos e mecânicos causem danos à fiação elétrica.
A principal característica do disjuntor é sua capacidade de ser religado manualmente, após o corte da corrente no caso de falha. Já os fusíveis apesar de terem a mesma função uma vez que ocorra a falha eles se tornam inúteis. Alem de cortar a corrente no caso de sobrecarga, os disjuntores também podem ser usados para desligar a corrente, caso você precise fazer alguma alteração na fiação da casa.
Tipos de disjuntores:
Térmicos:
Esse tipo de disjuntor usa a deformação de placas bimetálicas causada pelo aquecimento, ou seja, quando uma sobrecarga passa pela placa dentro do disjuntor, provoca o aquecimento. A deformação cria mecanicamente a interrupção do contato no circuito. A proteção térmica tem a função de proteger os condutores contra sobreaquecimentos causados por sobrecargas longas na fiação elétrica.
Magnéticos:
No caso dos disjuntores magnéticos o corte de corrente é imediato ou controlado por um fluído que permite disparos controlados, ele é ligado a um interruptor de alta qualidade criado para fazer muitas manobras.
A interrupção é instantânea no caso de uma bobina rápida ou controlada por um fluido no caso de uma bobina que permite disparos controlados. Geralmente, está associado a um interruptor de alta qualidade projetado para efetuar milhares de manobras.
Termomagnético:
O disjuntor termomagnético possui três