CONDUTOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO E PRECIPITAÇÃO
Experimento n° 05
CONDUTOMETRIA DE
NEUTRALIZAÇÃO E
PRECIPITAÇÃO
Disciplina: Análise Química Instrumental
Data do experimento: 02/10/2013
Data de entrega: 09/10/2013
Suzano 2013
1 OBJETIVO:
Determinar a condutividade das soluções de ácido clorídrico a 0,1 mol/L; ácido acético a 0,1 mol/L e nitrato de prata a 0,1 mol/L e seus respectivos pontos de equivalência para descobrir suas concentrações real e seus fatores de correção pelo método de titulação condutométrica de neutralização e precipitação.
2.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Eletrólito é toda a substância que se dissocia ou ioniza originando íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions) pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.
Ácidos fracos são eletrólitos fracos, pois não se dissociam totalmente em íons quando em solução, ou seja, o ácido fraco representado pela fórmula geral HA, quando dissolvido numa solução aquosa, permanece em quantidade significativa na forma de HA não dissociado. Ácidos orgânicos compõem um grande subgrupo de ácidos fracos, como o ácido acético, encontrado no vinagre, e o ácido cítrico, encontrados nas frutas cítricas. Ácidos fracos de origem mineral incluem o ácido bórico, usado como anti-séptico, e o ácido fosfórico, presente em bebidas refrigerantes. Outros exemplos são o HCN e o acido carbônico (H2CO3)
Medidas de condutância elétrica permitem diferenciar eletrólitos fracos e fortes. Eletrólitos fortes seguem a lei de Kohlrausch enquanto que eletrólitos fracos seguem a lei de diluição de Ostwald.
Examinando a dependência da condutividade com a concentração é possível determinar a condutividade de eletrólitos a uma diluição infinita e, desta forma, calcular o grau de dissociação e a constante de dissociação de eletrólitos fracos.
A titulação condutométrica acompanha a variação da condutância no curso da titulação. O ponto final é