Condutivímetro
CONDUTIVÍMETRO
Metrologia e Ensaios
Paula Karolina Araújo
Divinópolis, Março de 2013.
Introdução:
Neste trabalho iremos falar sobre o aparelho que mede a condutividade, o condutivímetro. Ele é um instrumento de laboratório que permite a medição de condutividade de diversas amostras.
Condutividade elétrica é a habilidade que uma solução ou um material possui de conduzir corrente elétrica e pode ser definida como sendo o inverso da resistência. Os condutivímetros podem detectar o conteúdo exato dos íons. Nos desaguamentos a condutividade é um parâmetro de soma para a concentração de íons e com isso para o conteúdo total de sais. Com a ajuda dos condutivímetros é possível fazer uma valoração sobre o total dos sais dissolvidos na água.
Condutivímetro:
Realiza a leitura de condutividade da água, ou seja, da capacidade de um sistema aquoso conduzir corrente elétrica. Também é utilizado para realizar análises e testes de ph.
O condutivímetro é muito utilizado em medições que necessitam de precisão e tem como vantagem a indicação e compensação automática de temperatura (de 0ºC a 100ºC).
Desenvolvido para trabalho em campo ou em laboratório, é largamente utilizado para monitoramento da qualidade da água para abastecimento, residencial ou para verificação da pureza da água utilizada em laboratório. Este equipamento foi desenvolvido para atender indústrias de variados segmentos, como: - Indústria farmacêutica;
- Indústria eletrônica;
- Indústria de alimentos;
- Geração de eletricidade;
- Análises químicas;
- Salinidade;
- Meio Ambiente
Onde em todos os casos é necessário manipular e analisar substâncias, conferindo suas características ao que se diz respeito à condutividade, sendo esta a capacidade de um determinado fluído conduzir corrente elétrica através da sua massa, onde o mesmo possa conter