Condutivimetria de Precipitação: Determinação da Concentração de AgNO3

800 palavras 4 páginas
Pós Graduação Oswaldo Cruz
Análise Instrumental Avançada

Experimento 6
Condutivimetria de Precipitação: Determinação da concentração de AgNO3

Fevereiro/2014
1. Introdução

A Condutometria mede a condutância elétrica de soluções iônicas. Ordinariamente, a condução da eletricidade através das soluções iônicas se dá à custa da migração de íons positivos e negativos com a aplicação de um campo eletrostático. A condutância de uma solução iônica depende do número de íons presentes, bem como das cargas e das mobilidades dos íons. Como a condutância elétrica de uma solução é a soma das condutâncias individuais da totalidade das espécies iônicas presentes, aquela propriedade carece de especificidade. A condutometria abrange duas técnicas analíticas: a condutometria direta e a titulação condutométrica.
A titulação condutométrica encontra um campo de aplicação mais amplo. Nela, o aumento ou o decréscimo da condutância são relacionados às variações de concentração das espécies iônicas que participam da reação envolvida. Uma série de medidas da condutância, antes e depois do ponto de equivalência, assinala o ponto final da titulação como uma descontinuidade na variação da condutância.
Seja a titulação de uma solução de um eletrólito forte AB com uma solução de um outro eletrólito forte CD, em que o cátion A+ da amostra se combina com o ânion D- do reagente titulante, formando a espécie AD pouco ionizada ou fracamente solúvel:

Até o ponto de equivalência, a titulação envolve a gradual substituição de íons A+ da amostra por íons C+ do reagente titulante. Os íons B- permanecem inalterados durante a titulação. Admita-se que a titulação se processe sem variação substancial do volume da solução da amostra. A maneira como varia a condutância da solução até o ponto de equivalência depende das mobilidades relativas das espécies A+(removida) e C+(introduzida). Três casos podem ocorrer: a) a condutância da solução decresce,

Relacionados