condutividade
Engenharia Mecatrônica
Caio Teixeira Basilio
CONDUTIVIDADE TÉRMICA
Belo Horizonte
2015
1. Introdução
A Lei de Fourier é uma lei fenomenológica e diz que a quantidade de calor que atravessa uma parede, sob uma diferença de temperatura constante é diretamente proporcional a área da seção transversal (A), a diferença de temperatura (delta T) e inversamente proporcional a extensão atravessada, ou espessura (delta x) da parede. Além disso, ela dependerá da constante de condutividade térmica (k) que varia conforme o material.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Determinar experimentalmente a condutividade térmica do cobre.
2.2 Objetivo Específico
Calcular a taxa de variação da entalpia da água de refrigeração (taxa de condução do calor na barra). Traçar a reta de temperatura em função da posição e determine a sua inclinação. Comparar o valor da condutividade térmica do cobre obtida neste experimento com o valor tabelado e discutir o resultado.
3. Revisão Bibliográfica
Condução é o processo de transferência de energia através de um meio material, sem transporte de matéria. A energia térmica se propaga de partícula para partícula do meio. Ocorre principalmente nos materiais sólidos.
O modelo que relaciona a temperatura com o movimento das partículas pode ser usado para explicar a condução de calor através de um corpo. À medida que recebem calor, os átomos ou moléculas do corpo vibram mais intensamente e a energia cinética dessas partículas é transferida sucessivamente de uma partícula para outra, essa transferência de energia cinética é a propagação de calor. Como o calor se propaga de partícula para partícula, corpos mais densos, com maior número de partícula por unidade de volume, especialmente partículas livres, são bons condutores. Isto explica por que os metais são bons condutores. Pelo mesmo motivo,