condutas tipicas
CONDUTAS TÍPICAS
INTRODUÇÃO
O conceito de condutas típicas, que são “manifestações comportamentais típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado”. O termo “condutas típicas” se refere a uma variedade muito grande de comportamentos, o que tem dificultado o alcance de consenso em torno de uma só definição.
DESENVOLVIMENTO
Os distúrbios de atenção e as variedades de comportamentos ocorrem quando os alunos apresentam dificuldade em concentrar-se na execução de qualquer atividade, embora atendam os estímulos relevantes, não conseguem manter a atenção a eles pelo tempo requerido pela atividade (BUENO, 1993).
Outros, ainda, selecionam e respondem somente a aspectos restringidos da realidade, como por exemplo, crianças que não respondem a nada, mas avisam ao professor cada vez que um determinado colega se levanta da carteira.
Sendo que a criança hiperativa apresenta essencialmente uma inaptidão em controlar sua destreza de acordo com as cobranças nas variadas situações. Assim, apresenta uma constante mobilidade e agitação motora, o que também se torna um grande obstáculo para ação, ou para cumprir uma tarefa. Já a criança impulsiva apresenta respostas praticamente imediatas perante uma situação de estímulo, não parando para pensar, refletir, analisar a situação, para tomar uma decisão e então se manifestar, por meio de uma ação motora ou verbal.
Por outro lado, em sua manifestação mais severa, encontram-se crianças que não fazem contato com a realidade, parecendo desenvolver e viver em um mundo paralelo, à parte da realidade. Não existe um padrão único de comportamento denominado conduta típica. É grande a variedade de comportamentos englobados sob esse rótulo, seus causadores são variados, podendo ser de natureza biológica, psicológica,