Conduta ética na enfermagem
Conduta Ética na Enfermagem
A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Ela é diferente da Moral e do Direito, pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, na família e na coletividade e, pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e de fácil acesso a toda população.
O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. Participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais. Ele respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões, exercendo suas atividades com competência, de acordo com os princípios da ética.
Tópicos da Ética na Enfermagem:
* Enfermeiros buscam defender a dignidade dos pacientes: Em termos da teoria ética, isto pode ser interpretado como respeito por autonomia. O papel dos enfermeiros é o de permitir que pacientes possam tomar decisões sobre seu próprio tratamento. Embora muito do debate esteja na discussão de casos onde pacientes não podem realizar decisões sobre seu próprio tratamento devido à incapacitação, por exemplo, por causa de uma doença mental. Um jeito de manter autonomia em casos de incapacitação é o uso de uma declaração antecipada de vontade, e portanto, evitando paternalismo.
* Outro tópico é confidencialidade, que é um princípio importante em vários códigos de enfermagem: Confidencialidade trata de informações do paciente que devem